Pimenta Bueno sediará Conferência Intermunicipal de Educação CONAE/ 2018

Publicado em: 11/04/2018 13:04 | Fonte/Agência: AICOM | Autor: AICOM

Pimenta Bueno  sediará  Conferência Intermunicipal de Educação  CONAE/ 2018

A Prefeitura do Município de Pimenta Bueno, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura  convida a população  em geral  para participar da Conferência Intermunicipal de Educação -  CONAE/ 2018, que será realizada no dia 20 de abril de 2018, a partir das 7 horas, no Centro Cultural Antônio Augusto Neves, situado à Av. Pres. Dutra, n° 1007 – Bairro Alvorada, Pimenta Bueno – RO.

O evento  contará com a participação da Secretaria Municipal de Educação Cultura (SEMEC) do Município Pimenta Bueno - RO em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Espigão do Oeste - RO e Secretaria Municipal de Educação Cultura e Esporte de Primavera de Rondônia – RO.

A Conferência Intermunicipal de Educação CONAE/2018 possui caráter deliberativo e apresentará um conjunto de propostas relativas ao monitoramento, avaliação e à efetiva implementação do Plano Nacional de Educação (PNE), aprovado pela Lei 13.005 de 25 de Junho de 2014, tendo como objeto de discussão o Documento-Referência da 3ª  CONAE

A  CONAE 2018 tem por objetivo geral consolidar a estruturação do Sistema Nacional de Educação e abranger a participação de todos os atores do território no monitoramento, avaliação e proposição de políticas para a garantia do direito à educação de qualidade social, pública, gratuita e laica.

O tema principal da CONAE/2018 será: “A Consolidação do Sistema Nacional de Educação - SNE e o Plano Nacional de Educação - PNE: monitoramento, avaliação e proposição de políticas para a garantia do direito à educação de qualidade social, pública, gratuita e laica”, que será discutido a partir dos seguintes eixos temáticos:

Eixo I - O PNE na articulação do SNE: instituição, democratização, cooperação federativa, regime de colaboração, avaliação e regulação da educação;

Eixo III - Planos decenais, SNE e gestão democrática: participação popular e controle social;

Eixo VII - Planos decenais, SNE e valorização dos profissionais da Educação: formação, carreira, remuneração e condições de trabalho e saúde;

Eixo VIII - Planos decenais, SNE e financiamento da educação: gestão, transparência e controle social.

Os debates na Conferência Intermunicipal de Educação CONAE/2018 deverão orientar-se por uma visão ampla, abrangente, inclusiva e sistêmica da educação, primando pela garantia do processo democrático, pelo respeito mútuo entre os participantes, pela promoção da pluralidade de ideias, identidades e expressões e pela consideração à representatividade dos segmentos e setores sociais , enfatiza a Secretária Municipal de Educação e Cultura de Pimenta Bueno Claudineia Gimenes.