Acessibilidade
A+
A-
Contraste
Retornar acessibilidade

Servidores recebem capacitação para elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico em Pimenta Bueno


Publicado em: 16/07/2019 14:11 | Fonte/Agência: ASSESSORIA | Autor: ASSESSORIA

 

 




Os servidores que compõe os comitês de Coordenação e Executivo de elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico recebem uma capacitação que ajudará na realização do plano em Pimenta Bueno. As oficinas iniciaram nesta segunda e segue até sexta-feira dia 19, e acontece no auditório do Centro Cultural Antonio Augusto Neves. A capacitação é realizada através da parceria entre Funasa, Ifro e Município. 

A elaboração do Plano de Saneamento Básico ganhou força através da gestão do Prefeito Delegado Araújo, que busca superar as dificuldades e implantar o plano. Os servidores participam das atividades, que foram desenvolvidas pelos técnicos do Instituto Federal de Rondônia – Campus Porto Velho (IFRO) e a Fundação Nacional de Saúde (FUNASA), com a finalidade de fornecer capacidade técnica para que o município possa elaborar os seus planos de saneamento e gestão de resíduos sólidos.

Na próxima fase, serão realizadas as reuniões setoriais, com os moradores da zona urbana e rural, onde o objetivo e ouvi-lós através de sugestões para ajudar na criação do plano.  Na terceira fase, os comitês locais são orientados sobre a gestão estratégica e financeira dos Planos e são preparados para as audiências públicas, que ocorrerão na quarta fase. Os documentos técnicos que compõem o prognóstico e executivo do PMSB também são debatidos e validados em uma reunião técnica.

Com isso, Pimenta Bueno está devidamente capacitada e orientada para a quarta fase do Plano, que é a audiência pública, quando o documento com as proposições será apresentado à população, prevista para o mês de setembro. O PMSB abrange quatro áreas: abastecimento de água, esgotos, resíduos sólidos e drenagem das águas pluviais urbanas.

A Coordenadora do Comitê Gestor, Beatriz Marinho de Lima Moraes, salienta que o Plano Municipal de Saneamento Básico deve garantir a prevenção de doenças, redução das desigualdades sociais, preservação do meio ambiente, desenvolvimento econômico do município, bem como garantir o abastecimento de água potável e o tratamento dos resíduos em geral.

A capacitação está sendo realizado pelos técnicos do IFRO, Fabio Pazini, Tânia Olinda, Maira Ribeiro e José Feliciano representante da Funasa.


Prefeitura de Pimenta Bueno

 


Leia também

Assessoria de Comunicação

Servidores participam de oficina de formação continuada

16/07/2019 14:11

Assessoria de Comunicação

Conheça os candidatos a membros do Conselho Tutelar de Pimenta Bueno

16/07/2019 14:11

Assessoria de Comunicação

Pit stop contra queimadas urbanas é realizado em Pimenta Bueno

16/07/2019 14:11

Assessoria de Comunicação

Pimenta Bueno ganhará Polo EaD do IFRO

16/07/2019 14:11