Acessibilidade
A+
A-
Contraste
Retornar acessibilidade

Encontro de Famílias da Educação Especial fortalece laços e promove inclusão nas Escolas e Creches


Publicado em: 04/12/2023 10:59 | Fonte/Agência: Assessoria de Imprensa e Comunicação | Autor: Aicom - Assessoria de Imprensa e Comunicação da Prefeitura de Pimenta Bueno

 

 

Projeto de Extensão da Educação Especial – SEMED: Encontro de Famílias da Educação Especial fortalece laços e promove inclusão nas Escolas e Creches (Maria Gomes e José Herbert de Souza - Betinho)

Em Pimenta Bueno/RO, 22 de Novembro, a comunidade escolar das creches Maria Gomes e José Hebert de Souza – Betinho foi palco de um encontro significativo: o Encontro de Famílias da Educação Especial. O evento teve como objetivo fortalecer os laços entre pais, cuidadores e profissionais da educação, promovendo a inclusão e o desenvolvimento pleno de crianças com necessidades especiais.

O encontro contou com palestra de especialistas da Secretaria de Educação-SEMED, a Coordenadora da Educação Especial, Cristiane Cardoso e o assessor técnico em psicologia, Douglas Antoni e a psicóloga Isabella Goulart. As professoras do AEE: Ilza Venturim, da creche Maria Gomes e Agnela Rosangela Venancio, da creche José Hebert de Souza – Betinho, as quais mobilizaram com a equipe escolar para o acolhimento e apresentações das atividades realizadas no Atendimento Educacional Especializado e ainda outros momentos vivenciados pelas crianças no espaço escolar.

As discussões abordaram temas como estratégias de apoio em casa, a importância da comunicação efetiva entre escola e família, e a valorização das habilidades individuais de cada criança.

O compartilhamento de Experiências foi um dos momentos mais emocionantes do encontro foi a oportunidade dada às famílias para compartilharem suas experiências. Os pais tiveram a chance de relatar desafios superados, conquistas alcançadas e estratégias que têm funcionado em suas jornadas pela educação especial.

O encontro não apenas fortaleceu os laços entre as famílias, mas também teve um impacto positivo na comunidade escolar como um todo. Professores e demais profissionais presentes expressaram entusiasmo com apresentações de trabalhos práticos realizados no âmbito escolar, bem como na sala de Atendimento Educacional Especializado – AEE; atividades que foram realizadas pelos alunos público alvo da educação especial.

A Secretária de Educação, Marcilene Rodrigues destacou que esses momentos dos encontros de famílias são de suma importância para manter a conversa e as ações em prol da inclusão em andamento. Planos para encontros regulares, grupos de apoio, e atividades inclusivas foram mencionados como parte dos próximos passos para fortalecer a comunidade da educação especial no Município.